/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Data alerta para a preservação da saúde e qualidade de vida

Data alerta para a preservação da saúde e qualidade de vida

07 de abril é o Dia Mundial da Saúde. Criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a data tem o intuito de alertar toda a população para a preservação da saúde e qualidade de vida.

Atualmente, o mundo inteiro sofre diversos impactos por conta da pandemia do novo coronavírus. Os primeiros casos foram confirmados em dezembro de 2019, na China, e rapidamente a doença conseguiu se espalhar até em locais mais remotos como a Antártida.

No Brasil, o primeiro registro de pessoa infectada pelo SARS-CoV-2 foi em fevereiro de 2020. Desde então, o país vive a maior crise sanitária da história, conforme dados do Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 Fiocruz. O balanço do consórcio de veículos de imprensa apontou que, somente no mês de março de 2021, 66.868 pessoas perderam a vida em decorrência da COVID-19. Ao todo, até o último dia do mês, 321.886 óbitos foram registrados. E mesmo com algumas medidas realizadas para conter ainda mais o avanço do coronavírus, o país ainda enfrenta taxas altas de contaminação, além de projeções alarmantes para os próximos meses. O processo de imunização através da vacinação ainda se encontra sem equidade para todos e postergando que diversos grupos ainda não tenham este direito garantido. 

Diante deste cenário, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) vem reforçar a necessidade de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) seguindo na defesa de uma saúde pública e de qualidade para todas/os as/os brasileiras/os. O CRP-03 também destaca que os cuidados de prevenção da doença devem ser mantidos, como o uso de máscaras, higienização correta das mãos e distanciamento seguro.  

Cuide-se!

Estratégia de busca

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. Confira o link: https://bvsalud.org/queries/search_strategy/07-de-abril-dia-mundial-da-saude/?l=pt_BR

Baixe o arquivo aqui.