/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Data destaca diversidade e pluralismo dentro da cultura latina

Data destaca diversidade e pluralismo dentro da cultura latina

15 de maio é conhecido como o Dia Internacional da Latinidade. Isso acontece porque, em dezembro de 2000, durante o XIX Congresso da União Latina ficou decidida a comemoração da convenção constitutiva da União Latina.

O documento foi assinado em 15 de maio de 1954, na cidade de Madrid, Espanha, com as seguintes atribuições à UL:
a) Promover no mais alto grau, a cooperação intelectual entre os países que a integram e estreitar os laços espirituais e morais que os unem,
b) Fomentar a valorização e a projecção do seu património cultural comum,
c) Assegurar o conhecimento recíproco mais profundo das características, instituições e necessidades específicas de cada um dos povos latinos,
d) Colocar os valores morais e espirituais da latinidade ao serviço das relações internacionais, a fim de conseguir maior compreensão e cooperação entre as Nações e contribuir para a prosperidade dos seus povos.

Diante disso, representantes de 36 países membros da Organização definiram que a data marcaria “o início de um período ao longo do qual os países latinos estabeleceram mecanismos permitindo preservar a riqueza cultural do mundo latino, dos quais são herdeiros, para melhor preverem o futuro”.

A data tem o objetivo de chamar atenção para a cultura, história e tradição do povo latino. É importante destacar que cada povo possui seus costumes, o que demonstra diversidade e pluralismo dentro da cultura latina.

No dia de hoje, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) também celebra a União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI) “que reúne esforços para a construção de uma Psi­colo­gia com­pro­metida com as urgências e neces­si­dades de nos­sos países na América Latina”. A ULAPSI foi cri­ada em 23 de novem­bro de 2002, no Méx­ico e reúne várias enti­dades de Psi­colo­gia da América Latina com o obje­tivo de constituir-se como uma rede de artic­u­lação cien­tí­fica, profis­sional e acadêmica. Para saber mais acesse: http://ulapsi.org/web/.