/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Dia de reafirmar a luta, organização e resistência do povo negro

Dia de reafirmar a luta, organização e resistência do povo negro

Fazer Palmares de novo tem sido uma tarefa árdua para a população negra brasileira. Todavia, parafraseando, mais uma vez, o poeta José Carlos Limeira Marinho Santos, por menos que conte a história, o legado deixado pelo primeiro Estado livre nas terras das Américas – o Quilombo de Palmares – serve de inspiração para hoje, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, reafirmar a luta, organização e resistência do povo negro.

Hoje é dia de lembrar que todos os dias teremos de romper com o mito da democracia racial, teremos de reafirmar a existência de racismo estrutural no Brasil e de assumir a responsabilidade pela transformação. Dia também de lembrar que, cotidianamente, teremos de nomear as opressões – como o feminismo negro nos ensinou. E, para combatê-las, será preciso contar engajamento e comprometimento de todas/os. 

Neste sentido, será preciso contar com a atuação contínua da/o psicóloga/o no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade, como consta na Resolução do Conselho Federal de Psicologia N.º 18/2002, que define que psicólogas/os atuarão segundo os princípios éticos da profissão contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo. Além disso, é imprescindível que as/os profissionais de Psicologia conheçam o documento “Relações Raciais: Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os”, disponível no site no link: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2017/09/relacoes_raciais_baixa.pdf 

Comprometido com a pauta das relações raciais, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) vem discutindo o assunto por mais de uma década através do Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais (GTPRR) de Salvador, e posteriormente, pelo GTPRR de Feira de Santana, ambos pertencentes à Comissão de Direitos Humanos da autarquia. Para saber mais acesse: https://www.crp03.org.br/comissao/direitos-humanos/gtprr-grupo-de-trabalho-psicologia-e-relacoes-raciais/ 

Este mês, o CRP-03 realiza em novembro a campanha As contribuições da Psicologia para uma sociedade antirracista. Dentro da programação de ações da iniciativa, nos dias 27/11 (sexta, das 18h30 às 21h) e 28/11 (sábado, das 8h às 16h), o CRP-03 realiza o I Seminário Psicologia e Relações Raciais, com transmissão pelo Youtube do CRP-03. As atividades terão certificado de participação. As inscrições devem ser realizadas por meio do link: https://doity.com.br/i-seminario-psicologia-e-relacoes-raciais/inscricaohttps://doity.com.br/i-seminario-psicologia-e-relacoes-raciais.