Home > Notícias > Discussão sobre a vida das pessoas com deficiência foi destaque no CRP-03

Discussão sobre a vida das pessoas com deficiência foi destaque no CRP-03

terça-feira, 10 de outubro de 2017

A tarde de ontem (09) contou com a primeira edição do projeto Ciclos Formativos sobre Deficiência, promovido pelo Grupo de Trabalho Psicologia e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (GTPCD) do CRP-03. O evento no formato de Cine Debate marcou a retomada das ações do GT, com o propósito de apresentar discussões sobre o tema e reunir novas/os colaboradoras/es. A advogada, Mila Corrêa e o coordenador do grupo, Atanael Weber foram as/os mediadoras/es da atividade que aconteceu no auditório do Conselho.

O Cine Debate teve o tema “A vida das Pessoas com Deficiência: (des) Construindo conceitos a partir da Psicologia!” e exibiu o filme “Um momento pode mudar tudo” de George C. Wolfe. Um dos principais objetivos do encontro foi  ampliar o debate, orientar e construir normativas sobre o atendimento psicológico para pessoa com deficiência. Além disso, a iniciativa chamou atenção para o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.

Acessibilidade, promoção de políticas públicas, representação social e inclusão foram alguns dos pontos tocados nas discussões. De acordo com Mila Corrêa, a defesa dos direitos dessa parte da população não deveria ser somente das pessoas com deficiência, mas também da sociedade. “É difícil estar em lugares que não estão preparados pra você. Esta não é uma bandeira que deveria ser só nossa”, disse a advogada. A convidada também levantou a questão da mulher com deficiência, sexualidade, invisibilização, saúde, entre outros assuntos.

Atanael Weber trouxe para o debate, a desumanização da pessoa com deficiência no discurso midiático. Para o coordenador do GT é necessário voltar o olhar para essas pessoas como sujeito: “É preciso reconhecer que há limitações em todos nós, mas em alguns casos, ela é ressaltada pela deficiência”, afirmou o psicólogo.

Os eventos do projeto Ciclos Formativos sobre Deficiência serão realizados mensalmente com temáticas diferentes, no CRP-03. As informações poderão ser encontradas no site do CRP-03 ou nas nossas redes sociais.