/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Em defesa da educação como direito de todas/os, CRP-03 destaca Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva

Em defesa da educação como direito de todas/os, CRP-03 destaca Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva

Este ano completa 17 anos que a data 14 de abril foi escolhida pelo Sistema Conselhos de Psicologia como Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. 

A iniciativa visa mobilizar a todas/os na defesa de políticas construídas em favor da inclusão escolar de pessoas historicamente excluídas do processo educacional: mulheres, povo negro, populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas e ciganas, imigrantes e refugiados, pessoas com deficiência e com habilidades/superdotação, pessoas em sofrimento psíquico, usuárias/os dos serviços de saúde mental, adolescentes e jovens em conflito com a lei.

Reafirmando posicionamento em defesa de uma educação inclusiva, democrática e cidadã, o  Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) segue promovendo o debate entre as/os profissionais e estudantes da Psicologia. Em dezembro de 2020, por exemplo, por meio da Comissão de Educação (CEDUC) e do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação de Salvador (GTPE/SSA), o CRP-03 realizou o IV Colóquio de Psicologia e Educação: compartilhando fazeres para uma educação inclusiva.

Na oportunidade, as/os convidadas/os abordaram as formas como a educação se relacionou sobre os aspectos de inclusão historicamente, além de debater o papel da Psicologia na defesa de uma educação verdadeiramente inclusiva. 

Assista aqui.

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. Confira o link

Baixe o arquivo aqui.