CRP-03 | Reunião debate Psicologia no trânsito
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Reunião debate Psicologia no trânsito
Blog
Blog

Reunião debate Psicologia no trânsito

Perspectivas de psicólogas/os foram apresentadas ao deputado federal Sérgio Brito, relator do Novo Código de Trânsito

Psicólogas/os, estudantes e outros profissionais estiveram presentes na manhã desta segunda-feira, 03, no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP-03), para uma conversa sobre Psicologia no trânsito. O encontro contou com a presença do deputado federal Sérgio Brito, relator do Novo Código de Trânsito Brasileiro. O Conselheiro Presidente Valter da Mata e a  Conselheira Vice-presidenta, Alessandra Almeida participaram da reunião, juntamente com representantes da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, da Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego, da Associação Baiana de Clínicas de Trânsito e do Sindicato das/os Psicólogas/os da Bahia.

 Durante a discussão, promovida pela Comissão de Mobilidade Urbana e Trânsito do CRP-03 foi pontuada a necessidade de atribuir uma participação mais ativa das psicólogas/os na construção de um trânsito mais seguro. Para Alessandra Almeida, a segurança envolve, principalmente, o estabelecimento de formas de educação para o trânsito mais eficazes, que incentivem a reflexão sobre a coletividade e o espaço urbano. “É necessário criar métodos de educação para que a mobilidade aconteça, de fato, incentivando desde cedo as pessoas a pensarem como pedestres”, afirmou a Conselheira.

O presidente Valter da Mata destacou o êxito da reunião. “Saímos com a promessa de que nossas contribuições poderão ser incorporadas ao Novo Código de Trânsito. Abrimos um canal diálogo interessante, com a contribuição da Psicologia. Creio que, se forem incorporadas todas as sugestões, será uma vitória muito grande”, garantiu o presidente.