CRP-03 | Eventos preparatórios mobilizam profissionais do interior para discussões do 9ª CNP
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Eventos preparatórios mobilizam profissionais do interior para discussões do 9ª CNP
Blog
Blog

Eventos preparatórios mobilizam profissionais do interior para discussões do 9ª CNP

O CRP-03 promoveu, entre janeiro e março deste ano, eventos preparatórios para o 9º Congresso Nacional da Psicologia (CNP) também no interior do estado. As cidades de Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Irecê, Jequié, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Teixeira de Freitas, Santa Maria da Vitória, Porto Seguro, Seabra, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista receberam as atividades do Conselho durante o período.

Profissionais e estudantes de Psicologia de toda a Bahia discutiram temas diversos e relevantes para a categoria. Medicalização da sociedade, formação acadêmica, prática profissional, Psicologia e meio ambiente, entre outros, foram pontos trazidos para debate.

Os meses que antecedem o 9º CNP são sempre de muita expectativa para o evento que propõe os rumos da profissão no próximo triênio. Segundo a Conselheira do CRP-03, Denise Viana, as atividades organizadas no interior ajudaram na contribuição das/os profissionais para todo o processo do Congresso. “Esse movimento (eventos preparatórios), além de “preparar” para as etapas do CNP, também cumpre o papel de resgatar na categoria a compreensão de que, mesmo no interior, todas/os podem dialogar, questionar, participar e construir as pautas do Sistema Conselhos de Psicologia”, afirmou a Conselheira.

Já Iara Maria, titular da Subsede Sertão/Recôncavo chamou atenção para os resultados positivos das mobilizações. “Foi muito importante termos um evento preparatório aqui em Feira de Santana. A partir dessa atividade percebi um interesse maior das/os profissionais em participar des encontros promovidos pelo CRP”, pontuou Iara. Para a representante do CRP-03 em Teixeira de Freitas, Luane Neves, o evento realizado na cidade reforçou o espaço de problematização do cotidiano das/os profissionais na região: “Este momento também nos ajudou a entender como a Psicologia pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e democrática”, disse a psicóloga.

Durante os eventos preparatórios, as/os psicólogas/os formularam propostas a partir dos eixos do CNP. Os documentos serão apreciados nos Pré-congressos de cada região.