Home > Notícias > Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais comemora 10 anos de atividade

Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais comemora 10 anos de atividade

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

As memórias do GT foram lembradas através de um documentário especial com entrevistas das/os integrantes

A noite do dia 30 de novembro foi escolhida para celebrar os 10 anos do Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais (GTPRR) do CRP-03. Com o tema “10 anos de Fazeres Antirracistas”, a atividade comemorativa aconteceu na sede do Conselho e fez parte da programação especial da campanha do Novembro Negro da autarquia. O evento contou com as falas das/os psicólogas/os, Alessandra Alemeida, Alexandre Pereira, Djean Ribeiro, Laura Augusta, Marilda Castelar e Renan Vieira.

Durante o encontro, as/os participantes puderam assistir ao documentário em homenagem ao GT, feito pela estagiária do Bacharelado de Gênero e Diversidade, Candai Calmon, em parceria com integrantes e ex-integrantes do grupo. O vídeo mostrou algumas entrevistas sobre a história e as ações do GTPRR, além de marcar a importância da temática de raça dentro da Psicologia. “Pensamos em trabalhar a memória do GT com um vídeo documentário que mostrasse um pouco da trajetória dessas pessoas dentro grupo”, falou Candai.

Racismo, feminismo, saúde das mulheres negras, genocídio do povo negro e a falta da discussão sobre raça dentro da formação em Psicologia foram alguns dos pontos falados pelas/os palestrantes. As/os convidadas/os compartilharam com o público suas experiências e a influência do GT nas suas vidas e trajetórias profissionais.

Um pouco de história

Segundo um dos fundadores do grupo, o conselheiro presidente do CRP-03, Valter da Mata, o GTPRR foi fundado em 2007, após a formação da Comissão de Direitos Humanos. “O que nos uniu foi o chamado para formação da Comissão, pensada justamente para discutir a questão do racismo na Bahia e no Brasil. É na gestão 2007-2010 do CRP-03 que o grupo é fundado e se organiza para trabalhar o tema das relações raciais”, contou Da Mata.

Durante esses 10 anos, o GT promoveu diversos eventos com temas que perpassavam outras temáticas como saúde mental, gênero, violência aos povos indígenas, políticas públicas, educação popular, entre outros. Além disso, produziu duas edições do Guia de Referência Psicologia e Relações Raciais, material que informativo com fontes de pesquisa que promovem as discussões das relações raciais.

As reuniões do GT acontecem, quinzenalmente, na sede do CRP-03. Para participar, fique atenta/o às nossas informações ou envie um email para gtprr@crp03.org.br.