/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia comemora 10 anos

Publicado em 12 abril de 2018 às 16:51

Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia comemora 10 anos

GT organiza evento para marcar a data

Um dos GTs mais ativos e participativos do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) completa 10 anos de atividades em 2018. Para comemorar esta data, o Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia (GTRGP) realizará um evento especial, na próxima sexta-feira (13), a partir das 18h, na sede do CRP-03. O espaço contará as memórias do Grupo através de fotos, cartazes e publicações, além de reunir integrantes que fazem, e fizeram parte do GT. A atividade encerra a programação especial do Mês da Mulher promovida pela autarquia em março.

Com o tema “Estamos em movimento até que todas sejam livres e vivas”, o encontro tem a proposta visibilizar as temáticas de gênero e proporcionar, para profissionais e estudantes de Psicologia, o debate sobre o assunto. De acordo com a Conselheira Darlane Andrade, integrante do Grupo desde sua fundação, a existência de grupos de trabalho e comissões que pautem a temática de mulheres e relações de gênero, desde uma perspectiva feminista, é de suma importância para o sistema Conselhos de Psicologia. “Somos uma categoria formada eminentemente por mulheres e atendemos mulheres em diversos contextos, com demandas que remetem ao sofrimento psíquico gerado como consequência do sexismo, que somado ao racismo, LGBTfobia, e outras formas de violência que são expressões de uma sociedade ainda desigual. As ações do GTRGP têm colaborado para orientação à categoria de profissionais de Psicologia, quanto à atuação com mulheres e relações de gênero, promovendo direitos humanos”, pontuou a psicóloga.

Durante todo o mês de março, o Conselho promoveu eventos nas cidades de Barreiras, Eunápolis, Itabuna e Salvador para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A programação foi organizada com o Grupo de Trabalho Psicologia e Mídia, Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais, e Grupo de Trabalho Psicologia, Sexualidades e Identidades de Gênero. Além disso, a autarquia se fez presente em diversas atividades sobre a temática no Fórum Social Mundial.

10 anos de trajetória

O Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia (GTRGP) foi criado no ano de 2008 e desde então já realizou várias atividades, representou o Conselho em diversos espaços, dentro e fora do Brasil, produziu documentos e ainda fez o lançamento de dois livros. Ao longo desse período, o Grupo se constituiu como um GT participativo e dinâmico, colocando em pauta as discussões sobre mulheres, gênero e feminismos, inclusive nas deliberações sobre o tema no Sistema Conselhos de Psicologia.

O GT tem como premissa, proporcionar debates e ações sobre as questões de gênero com a intenção de combater todas as violências decorrentes das relações de poder desiguais, em uma sociedade patriarcal, que coloca as mulheres em condições de vulnerabilidade. Também atua em uma perspectiva feminista e interseccional das relações de gênero, em busca de articulações com outras Comissões e grupos de trabalho dentro do CRP-03. De acordo com o GT, essas parcerias podem estimular a atuação da Psicologia com a temática e fomentar uma formação profissional atenta e crítica, para subsidiar e contribuir para uma sociedade mais igualitária e livre de preconceitos.

Programação do evento:

Performance de abertura sobre a discussão de gênero 

Exibição do Vídeo do GTRGP

Roda de conversa sobre o GTRGP:

  • História e trajetória  – Helena Miranda
  • Produções acadêmicas  – Darlane Andrade
  • Militância – Alessandra Almeida
  • Impacto dos estudos de gênero para prática profissional – Vanina Cruz (Defensoria Pública do Estado da Bahia), Alessa Denega (Formação em Psicologia) e Bárbara Guimarães (Atuação clínica) 
  • Todas as participantes do evento falarão livremente sobre o impacto da discussão de gênero em sua vida pessoal e profissional 

Apresentação final sobre gênero e violência

Encerramento: homenagem 

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Conselho emite nota sobre campanhas de marketing acerca da não necessidade do atendimento psicoterapêutico

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), autarquia federal criada pela Lei 5.766 de 20 de dezembro de 1971, […]

CRP-03 realiza live sobre a Psicologia no CAPS e sua importância na Reforma Psiquiátrica

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), por meio da Comissão de Políticas Públicas (CPP), Comissão de Saúde e […]

Reunião Ampliada da Comissão de Direitos Humanos do CRP-03

A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CDH / CRP-03) promoverá uma reunião ampliada no […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo