CRP-03 | GTPSIG realiza lançamento de Cartilha
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  GTPSIG realiza lançamento de Cartilha
Blog
Blog

GTPSIG realiza lançamento de Cartilha

Evento contou com a participação das/os organizadoras/es do documento

Como parte das ações do Janeiro Lilás e para reafirmar o compromisso com a comunidade LGBT, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) lançou sábado (26), um Guia de Referências Técnicas e Teóricas sobre Psicologia, Sexualidades e Identidades de Gênero. O documento apresenta textos produzidos por colaboradoras/es  e referências de artigos, filmes, livros, trabalhos, revistas e outros materiais sobre a temática. A cartilha pode ser acessada online, no site do CRP-03.

A atividade aconteceu em formato de roda de conversa e todas/os as/os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e levantar contribuições importantes para a temática. As discussões giraram em torno sobre os direitos da população LGBT, preconceitos e tipos de violência sofridos, diversidade sexual, atuação da/o psicóloga/o com essas pessoas e etc. Para a coordenadora do Grupo, Lara Canonne, o lançamento da cartilha no atual contexto em que o Brasil se encontra, é uma forma de resistência e uma conquista para a categoria: “Não tinha momento mais oportuno para o lançamento, pois os temas de gênero e sexualidade sempre foram combatidos, mas agora existe um espaço institucionalizado e que se coloca diretamente contra esse debate”, pontuou.

Segundo a psicóloga Raíssa Lé, integrante do GT, o material serve de referência para as pessoas LGBTs, mas objetiva principalmente, atingir estudantes e profissionais de Psicologia. Raíssa também chamou atenção para a desconstrução do olhar patologizador a respeito da sexualidade, justamente nos espaços de acolhimento: “Nosso intuito é alcançar, tanto as/os profissionais que nunca leram nada sobre o tema, quanto as/os estudantes que estão entrando na graduação. Isso é para que elas/es percebam que que nós não precisamos seguir um modelo hegemônico de se fazer clínica e construir uma Psicologia mais acolhedora”, disse a psicóloga.

A cartilha

O material foi produzido em três anos para garantir bases de formação e informação para a categoria profissional, estudantes e sociedade. A organização da cartilha ficou por conta do Grupo de Trabalho Psicologia, Sexualidades e Identidades de Gênero (GTPSIG). O GT faz parte da Comissão de Direitos Humanos do CRP-03 e surgiu a partir da necessidade de discutir questões relativas às sexualidades e identidades de gênero, tendo por base de referência a Resolução Nº 01/1999, do Conselho Federal de Psicologia, que estabelece normas de atuação para psicóloga/os em relação à questão de orientação sexual.

Evento preparatório

A atividade fez parte dos Eventos Preparatórios para o 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). As/os participantes construíram propostas que serão levadas à fase regional do CNP. O congresso acontece de três em três anos para definir as diretrizes que serão trabalhadas em todo o Sistema Conselhos de Psicologia. Para saber mais acesse o site: https://10cnp.cfp.org.br/.