Home > Notícias > II Mostra de Psicologia e Políticas Públicas começa em Vitória da Conquista

II Mostra de Psicologia e Políticas Públicas começa em Vitória da Conquista

sexta-feira, 19 de outubro de 2018
 
Atividade reuniu mais de 300 pessoas no primeiro dia
 
Começou ontem (17), a II Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas na Bahia, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória Conquista. A atividade reuniu mais de 300 pessoas, logo no primeiro dia, para a Mesa e Conferência de Abertura. Com o tema “Fazeres profissionais e resistência nos territórios” o evento é promovido Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop-03) do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03). A Mesa de Abertura contou com as/os conselheiras/os do CRP-03 Alessandra Almeida, Glória Pimentel, Monaliza Cirino e Mailson Pereira; as/os técnicas/os do Crepop, Pablo Jacinto e Natani Evlin; o conselheiro presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Rogério Giannini e a representante da UESB, Regiane Lacerda.
 
O processo de interiorização feito pela atual gestão do Conselho foi um ponto trazido por Alessandra Almeida e Monaliza Cirino. As duas conselheiras destacaram a importância de organizar um evento como a Mostra, fora da capital, e de como o Conselho realiza ações para se aproximar da categoria que atua no interior. As/os convidadas/os também discutiram sobre a atuação da/o psicóloga/o no contexto atual do país, no que diz respeito à promoção dos direitos humanos e à eliminação de formas de discriminação, violência e opressão.
 
A principal conferência da noite foi ministrada pelo psicólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Jáder Leite. O convidado trouxe para o debate, o lugar das políticas públicas para a sociedade e o que a Psicologia pode realizar no cenário brasileiro atual, como por exemplo, promover o acesso das comunidades às políticas e serviços de saúde, educação, assistência social, e suporte técnico.
 
Plenária aberta
 
Durante a tarde, profissionais e estudantes participaram da Plenária Aberta com as/os conselheiras/os da atual gestão. As/os participantes falaram sobre as demandas da região, tiraram dúvidas relacionadas ao Crepop e também sobre orientações para o exercício da profissão.
 
A conselheira Monaliza Cirino destacou a realização do X Congresso da Psicologia (CNP), marcado para o ano que vem. O CNP é um espaço de deliberação para as diretrizes de atuação do Sistema Conselhos de Psicologia.