Home > Notícias > Laicidade é tema principal do segundo dia do Conselho Itinerante em Paulo Afonso

Laicidade é tema principal do segundo dia do Conselho Itinerante em Paulo Afonso

sábado, 9 de junho de 2018

O segundo dia de atividades do Conselho Itinerante na cidade de Paulo Afonso aconteceu na manhã e tarde de ontem (08), no auditório da Justiça Federal. A laicidade foi o tema principal de todos os eixos das palestras realizadas. Conselheiras/os, psicólogas/os convidadas/os e representantes do GTI da região fizeram falas relacionadas ao assunto para profissionais de Psicologia e de outras áreas que participaram do encontro.

As/os palestrantes trouxeram para o debate a relação da Psicologia com a religião e discussões dentro da temática com destaque para os direitos humanos, exercício profissional, educação, políticas públicas e saúde mental. Segundo o conselheiro Itamar Carneiro, a Psicologia tem relação com a religião, mas seguem em caminhos opostos. O psicólogo também chamou atenção para o Código de Ética da/o Psicóloga/o que é todo pautado na laicidade e nos direitos humanos: “O nosso ideal é que as tensões que permeiam a Psicologia Laicidade não impeçam o encontro marcado com ética, com o respeito à diferença, à solidariedade e a construção do saber”, disse.

Essa foi a primeira vez que a psicóloga Dara Egle participou de um evento do Conselho Regional de Psicologia (CRP-03). Segundo a profissional, a oportunidade proporcionou explicações sobre assuntos que não foram vistos durante a formação. “Depois que saímos da faculdade ficamos um pouco perdidas/os e quando chegamos neste espaço, com palestras sobre esses temas, ganhamos em conhecimentos. Ver que o Conselho não está longe e é nosso parceiro é muito importante”, disse a psicóloga.

O Conselho Itinerante termina hoje, com a Plenária Itinerante que acontece nesse momento. Aguardem mais informações sobre ações em outras regiões do estado.