/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Destaque Principal  →  Levantamento do CRP-03 apresenta dados sobre o trabalho da/o psicóloga/o na pandemia

Levantamento do CRP-03 apresenta dados sobre o trabalho da/o psicóloga/o na pandemia

O documento é uma produção conjunta entre a Comissão de Saúde e o CREPOP do regional

A Comissão de Saúde e o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) lançam no mês de maio, a publicação Experiências e percepções de psicólogas/os em relação à atuação durante a pandemia do coronavírus e enfrentamento da COVID-19. O documento apresenta informações sobre as condições de trabalho da/o profissional de Psicologia durante a pandemia, quais os seus sentimentos em relação ao cenário pandêmico, e a percepção sobre a contribuição do CRP-03 nesse contexto. Respondido por 685 psicólogas/os com registro ativo na Bahia e mais 24 profissionais de outros estados do Brasil, o relatório é resultado da análise descritiva dos dados coletados através do levantamento O CRP- 03 quer saber: como está sua situação em tempos de Coronavírus (COVID-19).

A realização do levantamento teve o objetivo de compreender o contexto de trabalho de psicólogas e psicólogos diante da pandemia do novo coronavírus, além dos impactos emocionais em consequência da situação, para assim garantir orientações pertinentes para a atuação da categoria e qualificar os serviços psicológicos oferecidos à sociedade. Segundo a coordenadora da Comissão de Políticas Públicas do CRP-03, a conselheira Regiane Lacerda Santos (CRP-03/11508), o levantamento apresentou dados importantes que auxiliaram o Conselho na construção de posicionamentos e organização de estratégias de articulação da autarquia. Para a psicóloga, a publicização dos dados é necessária para promover a devolutiva às/aos profissionais que participaram da pesquisa, compartilhar informações com a categoria sobre  o trabalho realizado por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), fornecer materiais que possam contribuir para futuras pesquisas em Psicologia relacionadas à atuação no contexto da COVID-19, e possibilitar a transparência do processo de coleta destes dados que já se encontram disponíveis no site do CRP-03.  

A coordenadora do CREPOP-03, Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621) destaca que o documento vai servir de subsídio para o desenvolvimento de ações do Conselho, nos processos de orientação à categoria e sociedade para contribuir com a promoção da saúde da população. “O CRP-03 vai dialogar com as políticas públicas e demais espaços pertinentes, pontuando as questões encontradas no levantamento, enquanto instância mediadora entre o exercício profissional e a sociedade. Essa medida tem objetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados, atendendo à finalidade da autarquia em orientar, disciplinar, fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão de psicóloga/o no estado da Bahia” pontuou, a conselheira.    

Lançamento conta com live 

O lançamento da publicação Experiências e percepções de psicólogas/os em relação à atuação durante a pandemia do coronavírus e enfrentamento da COVID-19 contou com uma live que faz parte das ações para a campanha de maio Psicologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos. O evento organizado pelo Crepop e Comissão de Direitos Humanos (CRP-03) pode ser acessado no Youtube, em crp03vídeos.