CRP-03 | Livro sobre suicídio policial é lançado em Salvador nesta sexta (24)
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Livro sobre suicídio policial é lançado em Salvador nesta sexta (24)
Blog
Blog

Livro sobre suicídio policial é lançado em Salvador nesta sexta (24)

Nesta sexta-feira (24), o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) discute os possíveis fenômenos envolvidos no sofrimento psíquico de policiais e dificuldades relacionadas à atenção em saúde mental, durante o lançamento do livro “Uma análise crítica sobre suicídio policial”. O evento, com entrada gratuita, será realizado na sede do CRP-03, em Salvador (Rua Professor Aristides Novis, 27, Federação) às 19h, com transmissão on-line por meio redes sociais da organização.

A programação conta com a participação de um dos autores do livro, o psicólogo Jamil Torquato de Melo Filho (CRP06/143706). A publicação é fruto da pesquisa de mesmo nome realizada pela Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e o Conselho Federal de Psicologia.  O relatório aponta que, nos anos de 2017 e 2018, ocorreram 78 suicídios nas polícias de São Paulo: 56 na Polícia Militar e 22 na Polícia Civil. 

No Brasil o suicídio de policiais supera mortes em operações, de acordo com dados do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Trata-se de um fenômeno de abrangência internacional. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Por ano, são cerca de 800 mil pessoas que cometem suicídio.

A atividade integra a campanha do Janeiro Branco pensada, planejada e projetada para a promoção da saúde mental e emocional a partir de Políticas Públicas.

Mais informações

Assessoria de Comunicação do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) 

Donminique Azevedo – DRT\BA:4704 – Jornalista

Telefone: (071) 3019-9209 Ramal 215