CRP-03 | Mês Psi 2020 - III Encontro Gênero, Saúde Mental e Violências-reflexões sobre práticas das psicólogas nos territórios baianos
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Eventos  →  Mês Psi 2020 – III Encontro Gênero, Saúde Mental e Violências-reflexões sobre práticas das psicólogas nos territórios baianos

Mês Psi 2020 – III Encontro Gênero, Saúde Mental e Violências-reflexões sobre práticas das psicólogas nos territórios baianos

O III Encontro de Gênero, Saúde Mental e Violências visa dar continuidade a esse evento inicialmente surgido dentro da Comissão de Direitos Humanos a partir do Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia onde teve sua primeira versão em 2017 e a segunda versão em 2018. O primeiro ocorreu em setembro, em função do movimento pela legalização do aborto no Brasil, América Latina e Caribe, e com foco nas questões que envolve diversas violências contra mulheres e orientações para a prática da notificação compulsória nestes casos. O segundo Encontro ocorreu no mês de agosto, comemorando o mês das Psicologias na Bahia, expandindo o evento para o interior do estado, com um momento de debates sobre saúde mental e gênero, em Feira de Santana. Ambos foram presenciais, com gravação em vídeo disponibilizada no canal youtube do CRP-03.


Neste terceiro Encontro, a ser realizado na modalidade virtual, a proposta é alcançar pessoas interessadas no tema em todo o território baiano. Objetiva discutir a atuação de profissionais psicólogas pelos territórios baianos, a partir de uma prática interseccional que considere as categorias gênero, raça, classe e geração, colaborando para olhar tanto para as mulheres – psicólogas – que exercem a profissão como para as demandas das mulheres que chegam em função do sofrimento acarretado por imposições de gênero sob suas (nossas) existências. O evento é proposto em um cenário desafiador para a psicologia baiana, chamada a atuar em um contexto de pandemia causada pelo coronavirus, e que neste vê-se aumentar os índices de violências de todos os tipos sofridas pelas mulheres, inclusive o feminicídio. Aumentam também os desafios para a atuação das psicólogas em condições de trabalho cada vez mais escassas e precarizadas, inclusive com sobrecarga de trabalho que (ainda) é somado aos do lar. Neste sentido, buscamos construir uma programação para o evento contemplando a proposta deste Conselho Regional de Psicologia, para o mês das Psicologias 2020 – Pelo Exercício Ético Da Profissão: Atuação das/os Psicólogas/os nos Territórios Baianos.

No ano de 2020, os Grupos de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia – GTRGP assim como os grupos de trabalho GT Psicologia, Sexualidades e Identidades de Gênero (Salvador), GT Psicologia, Sexualidades e Identidades de Gênero (Feira de Santana), GT Psicologia e Política para Mulheres (Feira de Santana), e GT Gênero, Diversidade e Psicologia (Ilhéus) encontram-se compondo a Comissão de Mulheres e Relações de Gênero criada em 2019 e deste modo, a proposta do presente encontro inclui a participação de todos os grupos de trabalho que atualmente fazem parte dessa comissão.


O III Encontro Gênero, Saúde Mental e Violências é um evento de suma importância dentro do Conselho Regional de Psicologia da Bahia – CRP-03, que desde a primeira e segunda versões conseguiu atingir um amplo quantitativo de psicólogas e psicólogos, estudantes de Psicologia, além de aproximar profissionais de áreas diversas tanto na composição de seus debates quanto enquanto público interessado em refletir suas atuações numa perspectiva dialógica com a Psicologia.

Data: 26/08/2020 e 27/08/2020 (quarta e quinta-feira)
Evento: III Encontro Gênero, Saúde Mental e Violências-reflexões sobre práticas das psicólogas nos territórios baianos
Horário: 08:30-17:00 (26/08/2020) e 08:30-11:00 (27/08/2020)
Plataforma de transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCg3OBb_DUBUaTMxWbs_ERZw
Link de inscrição: https://doity.com.br/iii-encontro-genero-saude-mental-e-violencias-reflexoes-sobre-praticas-das-psicologas/inscricao

26/08/2020
Abertura: Iara Maria Alves da Cruz Martins (vice-presidenta CRP-03)
MESA 1 – Instrumentos normativos para atuação psicológica no âmbito das violências de gênero.
Alessandra Santos de Almeida (CRP 03/03642)
Vanina Miranda da Cruz (CRP-03/03228)
Mediação: Iara Maria Alves da Cruz Martins (CRP-03/10210)

MESA 2 – Atuação com foco na promoção de saúde mental e gênero: Olhares da atenção básica e rede especializada.
Vitória Virginia Sousa dos Santos (CRP- 03/18783)
Edlane Evangelista Lima (CRP-03/9847)
Mediação: Jessika Borges Lima Santos (CRP-03/19305)

 

MESA 3 – Saúde mental, violências e estratégias frente às tentativas de aniquilamentos de subjetividades LGBTIS: Lesbianidades.
Victoria Lima da Silva – graduanda em Psicologia,
Sheu Nascimento – educadora, afrobióloga e ativista lésbica.
Mediação: Raíssa Raíssa Lé Vilasboas Alves CRP-03/15988)

MESA 4 – A atuação de profissionais de psicologia no enfrentamento à violência contra a mulher.
Lara Kauark – Advogada (CREAS  de Una),
Marianne Góis Barbosa (CRP-03/8319).
Mediação: Luciana Moreno Monteiro (CRP-03/6730).

27/08/2020
MESA 5 – Psicólogas pesquisadoras na Bahia: Produzindo conhecimento gendrado
Lara Araújo Roseira Cannone (CRP-03/16810),
Dr.Paula Rita Bacellar Gonzaga
Mediação: Darlane Silva Vieira Andrade (CRP-03/03187)

Fechamento do evento:
Iara Maria Alves da Cruz Martins (CRP-03/10210)
Vanina Miranda da Cruz
Darlane Silva Vieira Andrade (CRP-03/03187)
Apresentação de pequenos vídeos-depoimentos das autoras/autores do livro Gênero na Psicologia – Transversalidades.

Evento com certificação – (Para ser certificada/o, é obrigatório acompanhar o evento pelo Doity Play. No comprovante de inscrição, enviaremos o link para acompanhamento do evento).
Número de vagas: 300

Mais informações: comreg@crp03.org.br