/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Nota Comunidades Terapêuticas

Publicado em 20 junho de 2022 às 23:45

Nota Comunidades Terapêuticas

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), autarquia de direito público com a finalidade de regulamentar, orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão de psicóloga/o no estado da Bahia, vem a público manifestar-se acerca de matéria jornalística veiculada na noite de ontem, sobre o funcionamento e violações de Direitos Humanos em Comunidades Terapêuticas em nosso estado.

Primeiramente, cumpre-nos registrar o mais absoluto repúdio a toda e qualquer forma de violação de Direitos Humanos perpetrada a partir de discursos supostamente em defesa da saúde. Toda e qualquer forma de violência que se valha de discursos em defesa do cuidado, deve ser contundentemente repudiada, contestada e investigada, seja ela a partir de serviços públicos, seja a partir de serviços privados.

Historicamente, o Conselho tem sido uma entidade em defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, não coadunando com práticas asilares que, em grande medida, procuram representar a retomada do modelo manicomial, com outros nomes. Acreditamos e apostamos em modelos de cuidado em liberdade, que não se valem da violência e da violação de direitos, e que respeitam a Lei Federal Nº. 10.216/2001, a exemplo do bom trabalho que vem sendo realizado pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em nosso estado e em nosso país nas últimas décadas.

Por tudo isso, o Conselho reafirma o seu posicionamento inegociável em defesa da Luta Antimanicomial e contra todas as formas asilares e manicomiais de intervenção junto a pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas, e informa também que assumirá as medidas cabíveis diante das denúncias realizadas, dentro do seu escopo de competência, e em parceria com as devidas entidades públicas e da sociedade civil, de forma a que as denúncias sejam investigadas, com o devido rigor que a legislação profissional, estadual e nacional demandam ante a tal.

Salvador, 20 de junho de 2022.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

CRP-03 destaca o Dia da Consciência Negra

A Psicologia deve estar fundamentada em práticas antirracistas. É com essa afirmação que o Conselho Regional de Psicologia da Bahia […]

Cuidar, Proteger, Transformar: O papel da/o Conselheira/o Tutelar

O Dia da/o Conselheira/o Tutelar é comemorado em 18 de novembro, no Brasil. A data foi instituída pela Lei nº […]

CRP-03 informa alteração no horário funcionamento nos dias 20 e 21/11

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia informa que em razão do feriado e ponto facultativo, não haverá expediente na […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo