Home > Notícias > NOTA DE APOIO À DEMOCRACIA BRASILEIRA

NOTA DE APOIO À DEMOCRACIA BRASILEIRA

quinta-feira, 25 de outubro de 2018
O dia 25 de outubro foi escolhido para celebrar a democracia no Brasil devido a um episódio histórico: o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, no ano de 1975. Neste período o país estava sob um regime militar e após 20 anos de luta, alcança o seu fim dando início a um processo de redemocratização, possibilitando igualdade de direitos que foi concebido com a implementação da nova Constituição, em 1988.
 
No ethos da palavra democracia, está o poder do povo (“demos” = povo e “kratos” = poder), que se exerce principalmente pelo voto. Em um país de regime democrático, há liberdade política, igualdade social, com acesso à educação, renda, emprego, e respeito ao próximo. O Conselho Regional de Psicologia da Bahia, vem, nesta data, convidar a todos e todas a lembrar da luta do povo brasileiro pela democracia e do compromisso da nossa profissão com a manutenção desta, atendendo aos princípios fundamentais do nosso código de ética. Este prescreve que: “I – A/o psicóloga/o baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
 
Reafirmamos, assim, nosso compromisso com a defesa dos direitos humanos, das políticas públicas, do combate a todas as formas de violência e opressão, e pela garantia e ampliação de direitos – à educação, à saúde, segurança pública, assistência social, etc., bem como o combate a todas as formas de violência e opressão. Por fim, desejamos que a Psicologia não esteja a serviço do encarceramento subjetivo e não reproduza a história marcada pelas fendas da ditadura civil-militar da jovem república brasileira e se posicione buscando uma sociedade mais equânime e plural.