Home > Notícias > Nota de apoio ao NEIM/UFBA e aos estudos de gênero

Nota de apoio ao NEIM/UFBA e aos estudos de gênero

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia vem, por meio desta nota, prestar apoio e solidariedade aos Grupos de Estudos de Gênero da Universidade Federal da Bahia, em especial ao NEIM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, que vem sofrendo ataques em função dos temas de discussão abordados em seus estudos, por parte de grupos fascistas, nas redes sociais e no espaço da Universidade. No último dia 20 de novembro, foi publicada uma Moção pelo Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia, manifestando indignação das/os conselheiras/os diante “das tentativas de cerceamento de todo um campo de produção do conhecimento científico ao quaI a Universidade Federal da Bahia é, há décadas, referência, a saber, os estudos sobre gênero, diversidade, mulheres e feminismos”, segundo a nota.

Estas tentativas foram expressas em ameaças de morte veiculadas em redes sociais contra uma pesquisadora do NEIM, tentativa de impedimento de defesa de Mestrado, por estudante do IHAC, e outros episódios envolvendo cerceamento à realização de eventos científicos e artísticos que versam sobre as temáticas de gênero e diversidade. A Moção também cita outros eventos que vêm sendo perpetrados em diferentes espaços acadêmicos e artísticos no país.

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia, em seu compromisso com os direitos humanos, compreende que os estudos de gênero e diversidade, a partir de uma perspectiva feminista, são fundamentais para a construção de saberes e práticas que colaboram para a promoção de uma cultura de respeito à diversidade e o fim de todas as formas de violência. Este Conselho tem se respaldado em estudos de gênero em suas publicações e ações, sendo este mais um motivo de rechaçar quaisquer formas de cerceamento da liberdade de desenvolvimento de pesquisas nesta área.

Acesse a Moção publicada pela UFBA: https://www.ufba.br/ufba_em_pauta/consuni-aprova-mo%C3%A7%C3%A3o-de-rep%C3%BAdio-tentativas-de-cerceamento-pesquisas-do-neim

Conheça as publicações do CRP03 sobre Gênero e Psicologia: https://www.crp03.org.br/tipo_midia/publicacoes

Salvador, Bahia, 23 de novembro de 2017

Conselho Regional de Psicologia da Bahia – CRP03

XV Plenário