CRP-03 | Nota de apoio e adesão às mobilizações de 30 de maio
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Destaque Principal  →  Nota de apoio e adesão às mobilizações de 30 de maio
Blog
Blog

Nota de apoio e adesão às mobilizações de 30 de maio

Certas/os de que não há progresso na estagnação, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), através da Comissão de Educação (CEDUC), vêm se manifestar sobre o atual cenário nacional, de modo a evidenciar o apoio à inquietação em curso e adesão às mobilizações do dia 30 de maio de 2019, em defesa da educação brasileira. Os bloqueios de gastos nas instituições federais, justificados pela busca do equilíbrio fiscal, compõem um leque de ações tomadas pelo Governo Federal, com o intuito de sucatear a educação pública, promovendo ataques estratégicos aos espaços de produções científicas. Como resposta, a mobilização de manifestações sociais e a participação popular de resistência a projetos que deslegitimam a/o cidadã/ão como sujeito de direito, críticos de estruturas sociais injustas, emergem e tomam as ruas. Consoante com a luta democrática, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) defende uma sociedade alicerçada nos valores de liberdade, dignidade e igualdade do ser humano, respaldando profissionais, estudantes e defensores da educação no enfrentamento das restrições financeiras impostas pelo Ministério da Educação.

Cientes de que a vida estudantil não está desarticulada da vida social, compreendemos que tais medidas sufocam o cumprimento das políticas públicas educacionais ancoradas na promoção dos direitos humanos, repercutindo no acesso e permanência de estudantes às instituições de ensino e, sobretudo, na existência desses espaços como vetores do desenvolvimento científico, local e social. Assinalamos também para a categoria profissional e a sociedade, a relevância do engajamento de todas as pessoas na defesa pelo Estado Democrático de Direito lutando por dignidade e justiça social, numa luta constante por uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Assim, o CRP-03 convoca psicólogas/os, estudantes e sociedade civil a somar forças de resistência, compondo as manifestações realizadas no dia 30 de maio, no estado da Bahia.