Home > Notícias > Nota de Repúdio ao livro “Piadas sobre Meninas – para os meninos lerem”

Nota de Repúdio ao livro “Piadas sobre Meninas – para os meninos lerem”

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia – CRP-03, através do Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia, repudia o livro “Piadas sobre Meninas – para os meninos lerem” da V&R Editora. A publicação traz frases e construções machistas e misóginas contra as mulheres que são caracterizadas de forma inferiorizada e submissa, desprovidas de capacidade intelectual.

Há informações de que, apesar de o livro não ser mais comercializado pela editora, o mesmo ainda se encontra disponível à venda em livrarias físicas e virtuais.

Ressalta-se o fato de esta publicação ser direcionada a crianças, contribuindo, de forma perversa, para a criação de um contexto de estimulação à intolerância, à subalternização e ao preconceito contra as mulheres internalizado desde a infância.

Precisamos nos posicionar contra a manutenção de condições desiguais entre os gêneros e o crescimento dos índices de violências que têm vitimizado as mulheres sob diferentes formas: psicológica, moral, verbal, física, sexual, simbólica, etc. É o nosso compromisso enquanto psicólogas/os e cidadãs/ãos.

Na oportunidade, é importante ressaltar que este Conselho repudia igualmente a publicação e comercialização do livro “Piadas sobre Meninos – para as meninas lerem”, demarcando o discurso de igualdade e respeito para homens e mulheres.