CRP-03 | Nota de repúdio contra a devastação do meio ambiente e dos princípios éticos-humanitários
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Destaque Principal  →  Nota de repúdio contra a devastação do meio ambiente e dos princípios éticos-humanitários
Blog
Blog

Nota de repúdio contra a devastação do meio ambiente e dos princípios éticos-humanitários

No dia da Amazônia, 05 de setembro, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) vem a público manifestar repúdio às ações que causaram uma série de queimadas na maior floresta tropical do mundo. Todo esse processo vem gerando grande devastação do meio ambiente e fere os princípios éticos humanitários.

Os gravíssimos ataques ao meio ambiente nos revelam a dimensão do perigo de políticas públicas incongruentes, que não assumem a responsabilidade com o bem público. Se mostram também inconsequentes para com a preservação e desenvolvimento do patrimônio natural e sociocultural, colocando em risco o bem comum.

A situação de emergência por uma “Ação pela Amazônia” mobilizou a sociedade nacional e internacional, durante as últimas semanas. Muitas pessoas no Brasil, e em outros países do mundo, protestaram diante do perigo sofrido pelo povo indígena e pela destruição de um patrimônio natural tão importante para o clima e preservação da vida no planeta.

O cenário atual dá indícios de um estado de calamidade pública, culminando com incentivo ao ecocídio que alerta o mundo. Pesquisadoras/es de 50 universidades, de diversos países, integrantes do Grupo de Trabalho Ecologia Política do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais, denunciam o Governo Federal Brasileiro como responsável político pelos crimes de lesa-Humanidade e lesa-Natureza, pelo desmatamento e incêndios na Amazônia.

O super incentivo ao agronegócio, mineradoras, madeireiros, grileiros, pecuaristas em detrimento do patrimônio natural mundial, configura o complexo panorama de uma política sem compromisso com os Direitos Humanos, agindo com desdém para com as históricas conquistas sociais alcançadas pela nação, e, para com os acordos internacionais de responsabilidade quanto preservação de nossos recursos naturais.

O CRP-03 afirma o seu comprometimento com a visão de que a atuação com ser humano requer olhar para suas relações com o meio ambiente e preservação do mesmo. Assim, chamamos nossa categoria para contribuir com a sociedade, no sentido de somarmos a resistência em favor da defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos da Natureza, o respeito à diversidade da vida e a preservação do meio ambiente, atuando na perspectiva de uma psicologia humanitária comprometida com preceitos de ética ecológica.