Publicado em 19 novembro de 2015 às 02:39
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia – CRP-03, através do Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia, repudia o livro “Piadas sobre Meninas – para os meninos lerem” da V&R Editora. A publicação traz frases e construções machistas e misóginas contra as mulheres que são caracterizadas de forma inferiorizada e submissa, desprovidas de capacidade intelectual.
Há informações de que, apesar de o livro não ser mais comercializado pela editora, o mesmo ainda se encontra disponível à venda em livrarias físicas e virtuais.
Ressalta-se o fato de esta publicação ser direcionada a crianças, contribuindo, de forma perversa, para a criação de um contexto de estimulação à intolerância, à subalternização e ao preconceito contra as mulheres internalizado desde a infância.
Precisamos nos posicionar contra a manutenção de condições desiguais entre os gêneros e o crescimento dos índices de violências que têm vitimizado as mulheres sob diferentes formas: psicológica, moral, verbal, física, sexual, simbólica, etc. É o nosso compromisso enquanto psicólogas/os e cidadãs/ãos.
Na oportunidade, é importante ressaltar que este Conselho repudia igualmente a publicação e comercialização do livro “Piadas sobre Meninos – para as meninas lerem”, demarcando o discurso de igualdade e respeito para homens e mulheres.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Dia Mundial da Saúde Mental amplia debate sobre cuidado e direitos
Em 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental amplia o debate sobre o bem-estar, a qualidade de vida […]
Publicado em 19 novembro de 2015 às 02:39Dia da/o Nordestina/o valoriza identidades, diversidade e pertencimento
No dia 8 de outubro, é celebrado o Dia da/o Nordestina/o, data que mobiliza homenagens à cultura, às histórias, aos […]
Publicado em 19 novembro de 2015 às 02:39Dia da Psicologia Latino-Americana reforça identidade, compromisso e construção de saberes
Instituído em 2006 pela Assembleia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi), o Dia da Psicologia Latino-Americana completa 20 […]
Publicado em 19 novembro de 2015 às 02:39