CRP-03 | Orientação Profissional e de Carreira é tema de atividade no CRP-03
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Destaque Principal  →  Orientação Profissional e de Carreira é tema de atividade no CRP-03
Blog
Blog

Orientação Profissional e de Carreira é tema de atividade no CRP-03

Na manhã do último sábado (30), o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) realizou uma palestra sobre orientação profissional e de carreira na sede da autarquia, em Salvador. Organizada pelo Grupo de Trabalho Clínica e Psicologia (GTCP) e pela Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), a atividade contou com a presença das psicólogas Carine Santos (CRP-03/18447), coordenadora do GTPCD, da conselheira Carolina Fonseca (CRP-03/12600), coordenadora da Comissão de POT, Liliane Ramos (CRP-03/17818) e Katharina Pinheiro (CRP03/17187). O objetivo do encontro foi debater e democratizar informações sobre as práticas em Orientação Profissional e de Carreira, além da atuação da/o profissional de Psicologia nesta área.

Foram explicados os conceitos de orientação vocacional, orientação profissional e a importância do processo de orientação para as pessoas. Segundo a psicóloga Liliane Ramos, a proposta dessa fase é viabilizar um espaço para elaboração da complexidade da escolha profissional, como dúvidas, ansiedade e conflitos. “Este processo auxilia na construção da identidade profissional, através das suas potencialidades, habilidades e autoconhecimento para tomada de decisões mais assertivas”, explicou.  

De acordo com Carine Santos, muitas pesquisas apontam um grande quantitativo de jovens que mudam de curso ou de universidade. “A orientação profissional visa transmitir a informação com o objetivo de discriminar aspectos do mundo sociolaboral, assim como trabalhar a idealização em torno das profissões e atividades laborais”, pontuou. Enquanto membro da Comissão de POT, Katharina Pinheiro trouxe para debate, o papel da/o psicóloga/o na orientação profissional. A convidada lembrou importantes trechos do Código de Ética Profissional para explicar como a/o psicóloga/o pode atuar de forma assertiva dentro do processo.

Se interessou pelo debate? Em breve vamos postar a gravação da atividade no canal do CRP-03, no Youtube: crp03vídeos.