Publicado em 15 junho de 2021 às 14:51
Dados do Disque 100 – serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos – apontam que o Brasil registrou mais de 33,6 mil casos de violações contra pessoas idosas, somente no primeiro semestre de 2021. O número de denúncias já vinha em crescimento desde o ano passado, com o início da pandemia do novo coronavírus.
Essa violência pode ser física, psicológica, institucional, patrimonial, sexual, além de abuso financeiro, negligência e discriminação. No Brasil, o Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A publicação traz em seu Artigo 4º que “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”.
No âmbito da Psicologia, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) possui o Grupo de Trabalho Psicologia, Envelhecimento e Velhice (GTPEV), que discute temas relacionados às pessoas idosas. O GT já promoveu diversos eventos que podem ser acessados através do canal crp03vídeos, no Youtube.
Respeito, liberdade, dignidade e integridade às pessoas idosas!
Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET.
Baixe o arquivo aqui.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
CRP-03 destaca o Dia da Consciência Negra
A Psicologia deve estar fundamentada em práticas antirracistas. É com essa afirmação que o Conselho Regional de Psicologia da Bahia […]
Publicado em 15 junho de 2021 às 14:51Cuidar, Proteger, Transformar: O papel da/o Conselheira/o Tutelar
O Dia da/o Conselheira/o Tutelar é comemorado em 18 de novembro, no Brasil. A data foi instituída pela Lei nº […]
Publicado em 15 junho de 2021 às 14:51CRP-03 informa alteração no horário funcionamento nos dias 20 e 21/11
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia informa que em razão do feriado e ponto facultativo, não haverá expediente na […]
Publicado em 15 junho de 2021 às 14:51