/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Papo de Psicóloga/o traz debate sobre álcool e outras drogas a Salvador

Papo de Psicóloga/o traz debate sobre álcool e outras drogas a Salvador

Foi realizado na noite de ontem, 29, em Salvador, o Papo de Psicóloga: dialogando com a ética, teoria e prática. O evento, que fez parte da programação do Dia da/o Psicóloga/o, teve como tema álcool e outras drogas e debateu questões como redução de danos, políticas públicas e o papel da Psicologia.

Foram convidadas/os para o diálogo a psicóloga e especialista em saúde mental, Lorena Guimarães, a psicóloga e professora Débora Ferraz, e o psicólogo especialista em atenção integral ao consumo de substâncias psicoativas, Ciro Oliveira. O evento foi organizado pela Comissão de Ética do CRP-03.

As/os psicólogas/os destacaram suas respectivas  experiências de cuidado com usuários de drogas e quais desafios encontram no trabalho cotidiano. Para Débora Ferraz, a prática e o contato com a realidade são fundamentais para que o profissional atue nessa área. “Minha experiência com redução de danos mostrou o quanto a Psicologia é europeia e tecnicista. Nossa profissão é extremamente difícil e dela são cobradas soluções fáceis. A realidade da rua nos mostra a necessidade de rever nossa formação e conduta com o outro”, defendeu. Também acreditando na importância do contato com a realidade, Lorena Pires relatou sua experiência com o programa “De braços abertos” e como ele ensinou a importância de encarar o sujeito como único. “O nosso objetivo, além de oferecer a  moradia para essas  pessoas, era a construção de projetos de vida”, afirmou.

O papo de psicóloga foi o sétimo evento realizado em Salvador em comemoração ao Dia da/o Psicóloga, celebrado no último dia 27. Em setembro, o último encontro comemorativo será realizado na cidade, com tema “A política de Assistência Social e as Demandas do Judiciário”. Para consultar a programação de Salvador e outros locais, acesse aqui.