CRP-03 | Primeiro pré-congresso da Bahia reuniu cerca de 90 participantes
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Primeiro pré-congresso da Bahia reuniu cerca de 90 participantes
Blog
Blog

Primeiro pré-congresso da Bahia reuniu cerca de 90 participantes

Compromisso social e resistência foram duas das expressões mais usadas no pré-congresso de Salvador. Organizado pelo Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), o evento aconteceu no último sábado (9), na Universidade Católica do Salvador, Campus Federação. Psicólogas/os e estudantes de Psicologia participaram da atividade que tinha o objetivo de criar, discutir e aprovar propostas que podem virar ações políticas das próximas gestões dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia, entre 2019 e 2022. Após todos os pré-congressos do estado, as proposições aprovadas seguem para o Congresso Regional da Psicologia (Corep) e depois são encaminhadas para o Congresso Nacional, em Brasília.

Pela manhã, a mesa de abertura contou com a presença da conselheira presidenta Alessandra Almeida e do conselheiro Anderson Fontes representando o CRP-03. Além deles/as também estavam presentes o presidente do Sindicado das/os Psicólogas/os da Bahia, Marcelo Tourinho, a vice-diretora do Instituto de Psicologia da UFBA, Juliana Prates, o coordenador do curso de Psicologia da Ucsal, Júlio César Hoenisch e a representante do Diretório Acadêmico de Psicologia da Ufba, Ana Vitória Arnaoutte.  

A conselheira Alessandra Almeida trouxe para debate a importância do espaço de discussão, principalmente por conta da conjuntura política, social e econômica na qual o país está inserido. A psicóloga chamou atenção para o avanço do conservadorismo e destacou que a Psicologia deve estar comprometida com as questões sociais. “Existe uma parcela importante da população que não era vista pela Psicologia e agora é. Isso é um compromisso nosso, de insistirmos que existe outra forma de fazer ciência, de realizar outra práxis em Psicologia e uma outra maneira de ver e lidar com as pessoas”, pontuou Alessandra.

A mesa seguinte ficou por conta da psicóloga fiscal do CRP-03, Helena Miranda e os conselheiros Renan Vieira e Valter da Mata. As/os convidadas/os falaram sobre os três eixos temáticos, pontos norteadores para a construção das propostas. O eixo I tratou da organização democrática e representativa do Sistema Conselhos de Psicologia no Brasil, o eixo II trouxe o diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e os direitos humanos, e o eixo III discutiu o exercício profissional. Após discutirem e apreciarem outras propostas feitas nos eventos preparatórios, novas proposições foram elaboradas e encaminhadas para a aprovação da Plenária. Todo o compilado segue para o Corep, que acontece em abril.

A psicóloga Marilia Machado, participante da atividade, sinalizou o quanto os debates foram de relevância para a categoria e fez um questionamento: “Tivemos discussões importantes, principalmente o diálogo da categoria com o Sistema Conselhos, e a interlocução com outras entidades para a construção de uma Psicologia mais unida. O número de adesão que temos nesses eventos ainda é muito baixo. Por que não conseguimos juntar a categoria”, questionou.

Durante o evento também aconteceu a eleição para as pessoas que vão participar do Corep, as/os delegadas/os. Foram eleitas/os 21 psicólogas/os e duas estudantes para compor a delegação de Salvador na etapa regional.

Até o final do mês, mais sete pré-congressos vão acontecer na Bahia. São eles em: Barreiras, Feira de Santana, Itabuna/Ilhéus, Juazeiro, Irecê, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Todas as informações podem ser acessadas aqui no nosso site.