CRP-03 | Profissionais de Psicologia do interior e capital discutem propostas no 9º Corep
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Profissionais de Psicologia do interior e capital discutem propostas no 9º Corep
Blog
Blog

Profissionais de Psicologia do interior e capital discutem propostas no 9º Corep

Psicólogas e psicólogos de toda Bahia estiveram reunidos durante o último final de semana, em Salvador para participarem do 9º Corep (Congresso Regional da Psicologia). O evento foi realizado no Hotel Vilamar, onde foram discutidas as proposições levantadas nos pré-congressos regionais, bem como eleitas propostas que serão levadas para o 9º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), em Brasília, que este ano traz como tema Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária.

A mesa de abertura do Congresso contou com a presença das/os convidadas/os, Geová Moraes, presidente do Sindicato dos Psicólogos da Bahia (Sinpsi), Helisleide Bomfim, presidenta da AMEA (Associação Metamorfose Ambulante) e Marilda Castelar, representante da ABEP (Associação Brasileira de Ensino de Psicologia).

Em sua fala, Geová Moraes ressaltou a parceria do sindicato com o CRP-03. “O Conselho nos apoia desde quando decidimos construir o sindicato. Na medida do possível temos avançado muito nos últimos anos, no sentido de encarar lutas como das 30h e outras demandas que nós e o CRP-03 estamos trabalhando juntos”, afirmou.

Helisleide Bomfim também destacou o apoio dado pelo Conselho para o desenvolvimento das atividades da AMEA. “O CRP-03, aqui em Salvador, é um dos maiores colaboradores do movimento. Toda semana nos reunimos no Conselho para nosso encontro e somos muito bem tratados”. Helisleide finalizou lembrando a perda do psicólogo e professor Marcus Vinícius. “Ele era um exemplo de homem e de pessoa que tinha um coração enorme. Se fosse possível, eu iria querer vários pedacinhos de Marcos aqui na terra”.

Marilda Castelar trouxe para discussão a importância da formação continuada da/o psicóloga/o: “Quem está na prática pouco divulga e pouco escreve sobre o que faz, então a gente precisa avançar do ponto de vista do exercício da profissão, que não vai caminhar se não investirmos em formação”.

Após a mesa de abertura, foram apresentados os Eixos norteadores para análise das propostas em nível regional e nacional. Nesta ocasião, contou-se com a colaboração das psicólogas Luane Santos,(representante da Subsede Teixeira de Freitas), Clarissa Guedes, (conselheira da atual gestão) e Lygia Viégas, (representante do Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade), que discutiram como avançar política e eticamente a profissão diante dos desafios contemporâneos que estamos vivenciando.

Ainda durante a abertura, a Conselheira presidenta do CRP-03, Liliane Teles, apresentou a prestação de contas a partir das deliberações do último CNP, com foco nos resultados alcançados e nos pontos em que se faz necessário avançar a partir das propostas levantadas durante o 8º Corep.

Mostra Crepop

Durante o Corep foi lançada a 1ª Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas da Bahia, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de agosto, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB). A atividade tem como objetivo o compartilhamento, troca e construção de experiências e práticas sobre a atuação da Psicologia nos diversos âmbitos das Políticas Públicas, seja em ações assistenciais, de gestão e/ou controle social.

Para se inscrever basta acessar o link:  http://goo.gl/forms/0o9Avr33rc. Para submissão de trabalho ou outras informações: [email protected].

Deliberações  

No último dia do Corep, as/os profissionais se dedicaram a escolha das 30 proposições nacionais, 10 de cada eixo, que serão levadas para o 9º CNP em junho. Em âmbito regional, as/os psicólogas/os aprovaram 60 propostas, 20 de cada eixo que constarão no Caderno de Deliberações do 9º COREP – BA. O objetivo é consolidar uma participação mais democrática da categoria na construção de nortes a serem seguidos na próxima gestão do CRP-03 e do CFP. Vale destacar que a metodologia do 9º CNP – 2016 é inspirada nos processos de participação construídos pelos movimentos sociais e conselhos de classe.

A etapa final será de 16 a 19 de Junho, em Brasília, na qual as/os  psicólogas/os delegadas poderão, junto às delegações de todo o país, discutir e eleger as diretrizes nacionais a serem seguidas. Conforme definição da área de atuação do CRP-03, dos oito territórios baianos, sete tem representação na comitiva que irá à Brasília discutir os rumos da Psicologia no próximo triênio. No total, 11 delegadas/os, oito escolhidos a partir dos territórios, três escolhidos voto a voto e um estudante de psicologia compõem a delegação baiana.

Ainda no domingo, foram apresentadas as chapas que irão concorrer às eleições do Conselho, que este ano acontece entre os dias 24 e 27 de agosto, de forma online e presencial no último dia. Após a homologação, serão divulgadas mais informações para que as/os psicólogas/os possam conhecer as propostas das chapas.