CRP-03 | Qual a importância do CRP-03 ?
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Qual a importância do CRP-03 ?
Blog
Blog

Qual a importância do CRP-03 ?

Importância do Conselho
 
Dúvidas são frequentes ao falarmos sobre o papel do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03). Quem nunca se perguntou para que serve o Conselho, ou qual o motivo do pagamento da anuidade? Explicamos agora por que essa instituição é tão importante para a categoria e para sociedade.
 
O CRP-03 é uma autarquia de direito público, com a finalidade de orientar, disciplinar, fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão de psicóloga/o no estado da Bahia. Isso quer dizer que o Conselho foi criado, principalmente, com o objetivo de valorizar e garantir os princípios da Psicologia como ciência e profissão, e proteger a sociedade de pessoas que exercem a Psicologia sem qualificação técnica, além de encaminhar às instâncias responsáveis, situações de pessoas que realizam atendimento sem habilitação profissional, aviltando a Psicologia. Ao longo dos anos, o Conselho acolheu e deu providências às diversas denúncias sobre casos desse tipo, e também sobre cursos irregulares de Psicologia na região. Tudo isso é possível, justamente por ser uma autarquia de direito público, que busca cumprir o seu papel de zelar pela profissão.
 
As ações do Conselho em prol da categoria e da sociedade são muitas podem ser encontradas e no relatório de gestão anual que está disponível no site [hiperlink]. Entre elas podemos destacar  a criação de subsedes para atender as/os profissionais do interior do estado; organização de cursos, oficinas, seminários, colóquios e outras atividades gratuitas com temáticas importantes para a atuação da/o psicóloga/o; produção de publicações como cartilhas, livros, revistas com assuntos pertinentes à Psicologia; representações em espaços como Conselho Municipal de Saúde, Associação Brasileira de Ensino em Psicologia, Fórum Municipal das/os Trabalhadores do SUAS, entre outros.
 
Essas informações também são passadas para as/os profissionais que participam da Assembleia Geral Ordinária, aberta à toda categoria, que tem a função de informar os gastos da autarquia e definir o valor da anuidade do ano seguinte. A Assembleia acontece uma vez por ano, na sede do CRP-03 e é divulgada em todos os meios de comunicação do CRP03 com um mês de antecedência para ampla participação.
 
É importante também lembrar que a autarquia tem uma função diferente do sindicato, mas também é parceira na luta pelas 30 horas, melhorias salariais e condições de trabalho em todo o estado.