Home > Notícias > Quintal Psi discute equidade e políticas públicas

Quintal Psi discute equidade e políticas públicas

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O CREPOP-03, juntamente com a Biblioteca do Conselho promoveu na última quinta-feira (26/11) mais uma edição do Quintal PSI. O encontro contou com uma Roda de Conversa sobre equidade e políticas públicas e deu início às ações programadas pelo CRP para discussão do tema com a categoria. As psicólogas Gabriela Silva e Luane Neves, membro da Comissão Gestora da Subsede Extremo Sul foram as convidadas da Roda.

Durante a atividade as/os participantes discutiram sobre a equidade das políticas e como a Psicologia entra nesse contexto como agente de transformação social. Luane Neves trouxe para os debates, contribuições importantes a respeito do compromisso ético-político da profissão. A psicóloga também provocou reflexões a respeito do potencial da Psicologia nas políticas públicas na construção de subjetividades emancipatórias. Para Luane, as/os psicólogas/os devem refletir no seu trabalho, o seu lugar na sociedade e como isso repercute na sua prática profissional.

Já para Gabriela Silva, a parceria com movimentos sociais na luta pela conquista de direitos é fundamental. Segundo a militante, a Psicologia tem papel importante na construção de identidades de acordo com um novo projeto político de sociedade. Deane de Jesus, mediadora e uma das organizadoras do evento ressaltou a necessidade de trazer o tema para debate: “É necessário reconhecer os lugares de fala e a implicação de todos os sujeitos na busca e consolidação de uma sociedade equânime e democrática”, disse.

Biblioteca

A Biblioteca do CRP-03, parceira importante nas edições do Quintal apresentou um levantamento bibliográfico com a temática. A bibliotecária Rosaline Otero deu dicas de livros e fontes de informações com materiais sobre políticas públicas e direitos humanos.

As publicações podem ser encontradas no acervo da Biblioteca. Para maiores informações sobre os materiais acesse: http://www.crp03.org.br/biblioteca/apresentacao-biblioteca