Publicado em 21 janeiro de 2022 às 14:03
21 de janeiro é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data foi instituída pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, em homenagem à Ialorixá baiana Gildásia dos Santos e Santos – conhecida como Mãe Gilda. A candomblecista sofreu perseguições, agressões e teve o seu terreiro invadido.
O objetivo deste dia é de promover o respeito e diálogo entre diversas religiões, mas o número de denúncias de casos relacionados à intolerância religiosa no Brasil vem aumentando significativamente. Religiões de matriz africana são as que sofrem mais perseguição. Somente na Bahia, o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela atendeu 53 casos de racismo, 30 casos de intolerância e 11 casos correlatos no ano passado.
É importante frisar que o Brasil é um país laico e lembrar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende que todas as pessoas possuem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião.
A Psicologia também é laica. O Código de Ética Profissional do Psicólogo, disponível no site do Conselho federal de Psicologia (CFP), tem como um dos princípios: “O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
CRP-03 destaca o Dia da Consciência Negra
A Psicologia deve estar fundamentada em práticas antirracistas. É com essa afirmação que o Conselho Regional de Psicologia da Bahia […]
Publicado em 21 janeiro de 2022 às 14:03Cuidar, Proteger, Transformar: O papel da/o Conselheira/o Tutelar
O Dia da/o Conselheira/o Tutelar é comemorado em 18 de novembro, no Brasil. A data foi instituída pela Lei nº […]
Publicado em 21 janeiro de 2022 às 14:03CRP-03 informa alteração no horário funcionamento nos dias 20 e 21/11
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia informa que em razão do feriado e ponto facultativo, não haverá expediente na […]
Publicado em 21 janeiro de 2022 às 14:03