Home > Notícias > Reunião para criação do Núcleo da ABRAPSO-BAHIA é realizada no CRP-03

Reunião para criação do Núcleo da ABRAPSO-BAHIA é realizada no CRP-03

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Na última segunda-feira (04), representantes do CRP-03, da Abep, professoras/es de graduação, profissionais e estudantes de Psicologia se reuniram no Conselho para a primeira reunião de criação do Núcleo da ABRAPSO-BAHIA. O Núcleo Bahia da ABRAPSO tem como objetivo constituir-se como espaço de resistência e posicionamento crítico da Psicologia social baiana, principalmente no cenário atual em que a participação e a organização políticas são urgentes e que os avanços sociais e liberdades democráticas são alvos de ataque. Além disso, o espaço pretende ser um campo de interlocução acadêmica, da Psicologia social para estudantes e profissionais, a fim de proporcionar a divulgação e projeção nacional de suas práticas e pesquisas.

“A realização dessa agenda se deu em um momento oportuno de articular e potencializar as contribuições da Psicologia Social baiana junto ao acúmulo de debate/produção nacional, assim como para demarcar a resistência da categoria psi da Bahia frente ao cenário de crescente violação dos direitos humanos e de desmonte das políticas sociais”, pontuou o conselheiro Mailson Pereira. O psicólogo também destacou a importância da categoria que se encontra envolvida em contextos de práticas da Psicologia social, principalmente as/os profissionais do interior da Bahia, inseridas/os nas políticas públicas, para se inteirar e participar desse espaço de articulação profissional.

A próxima reunião está marcada para o dia 29 de janeiro de 2018, às 16h, na sede do CRP-03. O encontro vai tratar de questões específicas da criação do Núcleo ABRAPSO-BA e da programação de ações e reuniões no próximo ano.

Associação Brasileira de Psicologia Social

Composta por profissionais e estudantes, a ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) constitui-se em importante espaço de intercâmbio acadêmico, militância e posicionamento crítico da Psicologia. Desde sua origem, articula e organiza psicólogas/os e estudantes, em torno de questões sociais, tendo também relevância e expressão no campo acadêmico. Merece destaque sua revista, Psicologia e sociedade, assim como seus encontros nacionais e regionais. Veja o site aqui.