Home > Notícias > Seminário em Porto Seguro traz discussões sobre a população indígena

Seminário em Porto Seguro traz discussões sobre a população indígena

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Evento fez parte das ações do Conselho Itinerante

Na última semana de setembro, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) levou o III Seminário de Direitos Humanos para a cidade de Porto Seguro. O evento aconteceu no Centro Cultural, entre os dias 25 e 27 do mês passado e teve como tema principal “Povos indígenas e Psicologia: Diálogos Insurgentes”. O Seminário fez parte das ações do Conselho Itinerante, projeto que realiza atividades em diferentes regiões da Bahia, a fim de aproximar a categoria que reside e atua fora da capital, do CRP-03. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o Distrito Especial de Saúde Indígena da Bahia, e o Centro de Cultura de Porto Seguro foram apoiadores do seminário que reuniu estudantes, profissionais de Psicologia e outras áreas da saúde.

O seminário trouxe para debate questões de gênero, violência e atuação com foco nos povos indígenas. As/os participantes também discutiram sobre a pouca quantidade de estudos relacionados a esta temática na Psicologia e a ausência desse assunto na formação acadêmica. A programação contou com a participação de indígenas nas mesas, a fim de ressaltar a importância do lugar de fala para construção do conhecimento. Segundo a Conselheira Darlane Andrade, o evento foi positivo para a categoria no sentido de promover diálogos provocadores e incentivar a refletir sobre a atuação da/o psicóloga/o ao se aproximar dessas comunidades.

O próximo ponto do Conselho Itinerante é cidade de Teixeira de Freitas. As inscrições estão abertas para participação e todas as atividades são gratuitas.