/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Eventos  →  Seminário Psicologia e Relações Raciais – Edição 2020

Seminário Psicologia e Relações Raciais – Edição 2020

No mês da Consciência Negra, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) realiza o Seminário Psicologia e Relações Raciais – Edição 2020, nos dias 27/11 (sexta, das 18h30 às 21h) e 28/11 (sábado, das 8h às 16h). O evento será transmitido pelo Youtube do CRP-03. As atividades terão certificado de participação. As inscrições devem ser realizadas por meio do link de inscrição: https://doity.com.br/i-seminario-psicologia-e-relacoes-raciais/inscricaohttps://doity.com.br/i-seminario-psicologia-e-relacoes-raciais

Após a inscrição, as/os inscritas/os estão convidadas/os para participarem do grupo do Telegram, por meio do qual receberão todas as informações sobre o evento: https://t.me/joinchat/M-0tfxPdzX7ogyAaI-5cKw

Fruto da mobilização e articulação entre Comissão de Direitos Humanos do CRP-03  —  por meio dos Grupos de Trabalho de Psicologia e Relações Raciais (GTPRR), de Feira de Santana/BA e Salvador/BA  — a proposta da iniciativa é discutir as práticas de cuidado com a população negra no âmbito da formação e atuação profissional em Psicologia, considerando o contexto vigente de crise na saúde pública e desigualdade racial na Bahia.

De acordo com o coordenador do GTPRR de Salvador, Valter da Mata Filho (CRP-03/1990), o Seminário é uma oportunidade para pautar o enfrentamento ao racismo no contexto da Psicologia. “O racismo é um dos principais problemas que assolam o mundo. É uma forma que humilha seus alvos provocando intenso sofrimento psicológico. Infelizmente continua produzindo grandes desigualdades e desumanização. A Psicologia enquanto ciência e profissão tem um papel relevante para o entendimento dos efeitos do racismo e na superação dos mesmos. A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia da Bahia e os Grupos de Trabalho de Psicologia e Relações Raciais (Salvador e Feira de Santana) convidam a todas e todos para o Seminário sobre Psicologia e Relações Raciais que acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro”, destaca Valter.

FORMAÇÃO ANTIRRACISTA

O estudante de Psicologia, integrante do GTPRR Feira de Santana e um dos organizadores do evento, Victor Santos Bastos de Jesus, chama a atenção para a necessidade de uma formação antirracista.”Para estudantes negros e negras do ensino superior, assim como eu, o espaço acadêmico constantemente apresenta-se estranho ou pouco acolhedor frente aos nossos referenciais de existência e atuação no mundo. Seja em instituições privadas ou públicas, a predominância da população branca nesses espaços nos faz acreditar, de início, que ‘viemos parar no lugar errado’. Por isso é importante que haja cada vez mais pessoas, espaços, projetos e demais referências vindas dos mais diversos lugares e culturas para ocupar as IES e atuar visando o rompimento das opressões, discriminações e violências provocadas por um ideal de sociedade colonialista”, acentua Victor.

Victor acrescenta que o Seminário, ao abordar a temática racial, servirá para refletir sobre o andamento desta discussão no contexto. “Servirá também para reforçar a importância das intersecções na atuação da/o profissional de Psicologia; e creio que servirá, ainda, na inspiração à atuação antirracista dentro ou fora das ocupações acadêmicas e profissionais de todas/os as/os ouvintes e palestrantes que deste seminário participem”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA 27/11/2020

Mesa de Abertura – 18:30h
Ana Cristina Santos da Silva (CRP-03/11015) – Grupo de Trabalho de Psicologia e Relações Raciais do CRP-03 | SSA.
Gabriela dos Santos Silva – Psicóloga CRP 03/14067 (Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/os de Relações Raciais e Subjetividades)
Suellen Cardoso Amaral (CRP-03/18974) – Grupo de Trabalho de Psicologia e Relações Raciais do CRP 03 | FSA.
Washington Luan Gonçalves de Oliveira (CRP-03/18055) – Comissão de Direitos Humanos – CDH do CRP-03

Palestra Magna – 19 até 21h
Palestrante- Jeane Saskya Campos Tavares (CRP-03/2458)
Mediação: Washington Luan Gonçalves De Oliveira (CRP-03/18055)

SÁBADO – 28/11/2020

08h até 10h – Formação antirracista
Valter da Mata Filho (CRP-03/1990)
Ângela Fátima Soligo – Presidenta ABEP
Victor Santos Bastos de Jesus
Mediação: Márcia dos Santos Silva (CRP-03/19591)

10:10h até 12:10h – Atuação profissional antirracista
Alexandra Santos Conceição (CRP-03-9736)
Vanessa Pita Sousa – Wafina Kuti (CRP-03/4772)
Marília Carvalho Soares (CRP-03/2253)
Mediação: Iara Maria Alves da Cruz Martins (CRP-03/10210)

14h até 16h – Estratégias Coletivas para Superação das Desigualdades Raciais
Gabriel Leal Ribeiro dos Santos (CRP-03/16192) – Rede Vivas
Nilldinha Odara – Quilombos educacionais
Yves Samara Santana de Jesus – MOVIAFRO
Mediação: Priscila Barbosa Lins (CRP-03/10214)