/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  #VOTAFUNDEB: CRP-03 participa das mobilizações pela aprovação do FUNDEB

#VOTAFUNDEB: CRP-03 participa das mobilizações pela aprovação do FUNDEB

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) e outras diversas entidades da Psicologia e do Serviço Social estão juntos na mobilização para aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 15/2015, que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) instrumento permanente de financiamento da educação básica pública. 

A vigência do Fundeb termina no dia 31 de dezembro deste ano. Após essa data, o regime de cooperação ficará extinto, podendo comprometer gravemente o financiamento da educação em todo País. Na Nota Técnica Impactos do fim do Fundeb no financiamento da rede de educação básica pública municipal, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) revela que 20,7 milhões de estudantes da educação básica em escolas municipais seriam prejudicados, o que corresponderia a aproximadamente 94% dos estudantes das escolas municipais examinadas.

Prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica

Desde dezembro de 2019, está em vigor a Lei 13.935/19, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. A legislação foi sancionada após quase 20 anos de articulações de diversas entidades em defesa da educação. O CRP-03 participou ativamente das movimentações. 

Como destaca o coordenador da Comissão de Educação (CEDUC) do CRP-03, Gabriel Menezes Gonçalves (CRP-03/13761) as mobilizações visam também garantir implementação da Lei 13.935/19 (antigo PL Educação). “A vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) se encerrará em dezembro deste ano. Para que a educação pública no Brasil não corra o risco de ficar sem este financiamento na educação básica, é preciso votar a sua aprovação com urgência nos dias 20 e 21 de julho, garantindo a sua continuidade e contribuindo para regulamentação e custeio da Lei 13.935/2020, que dispõe sobre a prestação de serviço de Psicologia e Serviço Social nas redes públicas de educação básica. O CRP-03 está se mobilizando para garantir mais esta conquista!”, pontua.

É também a partir do FUNDEB que serão contratadas/os psicólogas/os para atuação para serviços de Psicologia na educação básica. 

A participação de todas/os é fundamental para a aprovação do Fundeb. Uma forma de contribuir para isso é pressionar as/os deputadas/os federais. Para ter acesso aos contatos das/os parlamentares e enviar e-mails para exigir um posicionamento diante do assunto, acesse a página que os Conselhos de Psicologia e de Serviço Social criaram: site.cfp.org.br/votafundeb/