Home > Notícias > CRP-03 abre as atividades preparatórias para o 9º CNP

CRP-03 abre as atividades preparatórias para o 9º CNP

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia realiza hoje (29/01) a mesa redonda com o tema “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”. A atividade acontece às 18h30, na Sede do CRP-03 e dá início às etapas que antecedem o 9º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), marcado para junho deste ano. O evento é gratuito e conta com a participação da Profª Doutora, Carla Bianca Angelucci (USP).

O CNP é a instância máxima de deliberação das políticas prioritárias para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e do Federal. Durante o Congresso são definidas as diretrizes de atuação para todo o Sistema Conselhos de Psicologia. Antes da etapa nacional são organizados os eventos preparatórios, pré-congressos e o Congresso Regional da Psicologia (COREP), que está agendado entre 29 de abril e 1º de maio, na cidade de Salvador.

Breve histórico

O CNP foi realizado pela primeira vez em 1994 não como um Congresso, mas como um processo constituinte, como dizia seu título – “Processo Constituinte: Repensando a Psicologia”. Foi durante sua realização que os participantes – cerca de 150 psicólogos, dos diversos Conselhos Regionais no País – decidiram fazer dele o primeiro CNP. Era preciso repensar, na época, a Psicologia a partir da reestruturação dos Conselhos de Psicologia, em uma perspectiva democrática.

Atualmente, o CNP ocorre a cada três anos e é fruto de amplo processo democrático. Por meio das etapas que ocorrem dentro dos Conselhos Regionais e da etapa nacional do Congresso, que ocorre em Brasília,  todos os profissionais da Psicologia podem contribuir para o projeto coletivo e construção da história da profissão.

Fonte: CFP

Saiba mais sobre o 9º CNP aqui.