/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Comunicado sobre Cadastro para vacinação de psicólogas/o autônomas/os – Salvador

Comunicado sobre Cadastro para vacinação de psicólogas/o autônomas/os – Salvador

Considerando que nesta quinta-feira, 22/04, a Prefeitura de Salvador começará a imunizar psicólogas/os autônomas/os cadastradas/os, o CRP-03 lembra que em 12 de abril de 2021 o Centro de Operações e Emergência em Saúde Pública (COE) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, solicitou lista de psicólogas/os ativas/os. Todavia, tal lista havia sido enviada em 07 de abril de 2021 antes de solicitação prévia e foi reenviada em 15 de abril de 2021, com atualização de inscrições realizadas em 09 de abril de 2021.

No entanto, diversas/os profissionais já notificaram o CRP-03 pontuando que seus respectivos nomes não aparecem no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacinacao-profissionais/

Observa-se, portanto, que a base de dados do portal supracitado está desatualizada. O CRP-03 segue tentando contato com o setor responsável. Neste sentido, por meio do Ofício CRP-03 Nº 84/2021 solicita do Centro de Operações e Emergência em Saúde Pública (COE) e da Secretaria de Saúde da cidade de Salvador que a lista já encaminhada seja atualizada na plataforma.

Até recebermos retorno dos órgãos acima citados, recomendamos que após tentar busca pelo CPF, a/o profissional  tente também buscar pelo nome completo.

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) reitera que não possui responsabilidade por nenhum cadastro de profissionais junto ao sistema da Prefeitura de Salvador, ou quaisquer outros sistemas das prefeituras baianas, competindo-lhe somente o envio da lista.

É importante salientar que esta listagem é gerada conforme dados do SISCAF e insere apenas psicólogas/os ativas/os com endereço principal registrado no município de Salvador ou outro município solicitante. Assim sendo, é indispensável que profissionais que não estejam com dados atualizados conforme endereço de residência, devem proceder à atualização. Esta informação foi amplamente divulgada pela autarquia em todos os canais de comunicação. Veja aqui informe sobre o tema: https://www.crp03.org.br/crp-03-informa-sobre-solicitacoes-de-listas-de-psicologas-os-ativas-os-por-municipios/

SOBRE A VACINAÇÃO DE PSICÓLOGAS/OS EM SALVADOR:

De acordo com informações da Prefeitura de Salvador, podem buscar a primeira dose do imunizante nesta quinta-feira (22), exclusivamente das 13h às 16h, as/os psicólogas/os autônomas/os. De acordo com informação divulgada pela Prefeitura, para se vacinar, a/o profissional deve estar cadastrada/o na lista disponibilizada no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/

É preciso levar documento oficial de identificação com foto, carteira do conselho de classe e cópia do último Imposto de Renda, ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de Pessoa Jurídica ativo ou última nota fiscal. Dúvidas devem ser evidenciadas junto ao órgão competente pela vacinação.

 LISTAS DE PROFISSIONAIS ENCAMINHADAS AO COE

Confira as listas de profissionais encaminhadas ao Centro de Operações e Emergência em Saúde Pública (COE) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador:

Lista I: aqui

Lista II: aqui

Lista III: aqui

Lista IV: aqui

Ofício enviado para atualização da lista em 05 de maio de 2021: aqui.

Lista V: aqui

Ofício enviado para atualização da lista em 21 de maio de 2021: aqui.

Lista VI: aqui

Ofício enviado para atualização da lista em 27 de maio de 2021: aqui.

Lista VII: aqui

Ofício enviado para atualização da lista em 04 de junho de 2021: aqui.

Lista VIII: aqui

Lista IX: aqui

Ofício enviado para atualização da lista em 18 de junho de 2021: aqui.

Lista X: aqui

Ofício enviado para atualização da lista em 01 de julho de 2021: aqui.

Fique atenta/o às seguintes orientações:

1- Ao buscar o cadastro no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacinacao-profissionais/ a/o profissional deve inserir o seu nome completo, sem acentos ou cedilha. Orientamos o acesso via computador ou notebook.
2- A lista foi encaminhada de acordo com o endereço principal cadastrado no CRP-03. Neste sentido, somente profissionais com endereço de Salvador estarão aptas/os para a vacinação. 
3- Profissionais com cadastro de residência em Salvador que não se encontram na lista devem enviar e-mail para diretoria@crp03.org.br informando o problema, nome completo e número do CRP e CPF. 
4- Como já mencionado anteriormente, o CRP-03 oficiou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) desde janeiro de 2021, solicitando a inclusão da/os psicólogas/os autônomas/os no calendário de vacinação. Diante disso, reforçamos que são as Prefeituras de cada município que solicitam a lista de profissionais ao Conselho.
5-
Segundo o COE, a campanha seguirá enquanto houver estoque para as/os trabalhadoras/es da saúde, sendo assim, não se restringe a data de 22/04/2021.

Demais dúvidas devem ser tratadas com a Prefeitura de Salvador que está responsável pelos critérios e calendário de vacinação. 

POSICIONAMENTO DO CRP-03 SOBRE A VACINAÇÃO:

Desde que foi iniciada a vacinação no Brasil, o CRP-03 vem acompanhando com atenção o calendário de vacinação. A autarquia, inclusive, desde o início, posicionou-se em favor da equidade na distribuição da vacina, reconhecendo a defesa irrestrita da vacinação para toda a população brasileira.

Todavia, considerando a baixa quantidade de doses disponíveis e a distribuição gradativa do imunizante, com o início da vacinação das/os trabalhadoras/es da saúde que atuam autonomamente, o CRP-03 não verifica razoabilidade em excluir psicólogas/os do grupo de profissionais autônomas/os.

Desta forma, por meio de ofícios, vem buscando estabelecer diálogos com os órgãos competentes para garantir que as/os psicólogas/os sejam incluídos nos calendários de vacinação, considerando o estabelecimento de grupos prioritários.

Veja aqui os posicionamentos sobre o assunto já publicados pelo CRP-03:
24 de março de 2021:
POSICIONAMENTO DO CRP-03 SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
12 de março de 2021
Vacinação de psicólogas/os na Bahia

 

Atualizado em 07 de maio de 2021, às 15h24.