Home > Comissão > Direitos Humanos > Direitos Humanos

Direitos Humanos

Em Psicologia, o trabalho com Direitos Humanos remete a uma problematização acerca das formas de institucionalização da sociedade, considerando o sofrimento derivado da forma de organização desta. Assim, uma das grandes tarefas da Comissão de Direitos Humanos dos Conselhos de Psicologia, é elucidar os lugares em que há uma produção desnecessária de sofrimento, fruto de formas equivocadas e excludentes de organização social.

Convocar e mobilizar nossa categoria em torno da problemática dos Direitos Humanos; promover articulações com os movimentos sociais locais que lutam pelos direitos dos seguimentos historicamente excluídos; incentivar a inclusão do tema de Direitos Humanos na prática do profissional de psicologia, no ensino e na pesquisa; são alguns os objetivos da Comissão de Direitos Humanos. Contato: comdh@crp03.org.br.

Serão estratégias e políticas na defesa dos Direitos Humanos:

  • Apoio aos movimentos da sociedade civil organizada local comprometidos com a busca da melhora de condições sociais e promoção da eqüidade, levando as contribuições da Psicologia para o fortalecimento dos mesmos.
  • Participação em ações coletivas, mobilizações em nível nacional, estadual e municipal para discussão das políticas públicas de interesse; trabalhar por uma maior aproximação junto a outros conselhos de classe; fortalecimento da atuação interinstitucional.
  • Estreitar laços de cooperação entre a comissão DH do CRP-03 e as instituições governamentais e da sociedade civil, que atuam no monitoramento e implementam ações em DH.
  • Planejar atividades, discutir e refletir as perspectivas sobre a política de Direitos Humanos deliberadas pelo VII CNP – Congresso Nacional da Psicologia (2010).

Destaques: 

Nota em apoio à Marcha da Maconha (27/11/09)
Nota
de apoio ao Quilombo dos Macacos (13/07/12)
Moção de apoio ao Quilombo dos Macacos (16/07/12)
10 de dezembro – Dia dos Direitos Humanos (10/12/15)
Nota de Repúdio contra decisão que suspendeu parcialmente a Resolução 01/1999 (20/09/17)
Dia dos Direitos Humanos (10/12/17)